Delfina Rocha
(Fortaleza - CE, Brasil, 1962)
Fotógrafa autodidata, teve o seu primeiro contato com a prática da fotografia quando montou um pequeno laboratório para revelar e copiar filmes em preto e branco, no início da década de 1980.
Entre os anos de 1982 a 1986 foi assistente do renomado fotógrafo Chico Albuquerque, o que possibilitou sua introdução nesta área, de forma mais profissional. Transferiu-se para o Sudeste do país em 1987, onde trabalhou como fotógrafa de publicidade e de cena para cinema no Rio de Janeiro e em São Paulo até 1993. De volta à Fortaleza em 1995, abriu seu estúdio para atender ao mercado publicitário e, principalmente, aos editoriais de moda e institucionais de empresas, permanecendo em atividade até o momento.
Após 30 anos dedicados à fotografia comercial, em 2015, retomou os estudos e a prática da fotografia autoral, participando de diversas formações e grupos de estudos sobre a imagem contemporânea. No ano de 2019, passa a integrar o coletivo “Sol para Mulheres”, iniciativa da Imagem Brasil Galeria (CE). Mais recentemente ingressou na Universidade para cursar Filosofia.
Seu processo criativo vem sendo atravessado pela necessidade de descondicionar o olhar de vivências anteriores, para refletir sobre dores e angústias. O foco de sua pesquisa é o tempo e o espaço vinculado ao seu universo particular, onde o tempo é abordado de forma não mais linear e os espaços tornam-se territórios de conflito, impermanência e ausência. Deslocando-se por dentro dessas questões, recolhe fragmentos de lembranças e esquecimentos na construção de sua poética artística.
Participações e premiações:
- “II Painel da Fotografia Cearense Contemporânea". Destaque da seleção dos jurados, CE. 2021;
- ”Projeto Mulheres Luz", SP. 2021;
- Exposição "Viver 2020" - Sol para Mulheres"- Galeria Imagem Brasil, CE. 2021;
- “Festival de Paranapiacaba”, SP. 2020;
- Exposição online "Por dentro de Um Tempo Suspenso"., iniciativa dos festivais “Foto em Pauta“, MG, “Festival Solar“ CE, “Foto Rio”, RJ e “Doc Galeria“, SP. 2020;
- "Feira Oriente de Artes Visuais" coletivo - Sol para Mulheres - RJ. 2019;
- “Festival Paraty em Foco". Pré-selecionada, RJ. 2019;
- Festivais “Qxas" e “Verbo Ver”, CE. 2018;
- “Festival de Moda de Fortaleza - FMF”. Prêmio Melhor Fotógrafa, CE. 2008;
- “PIA - Print Industries of América”. Prêmio Menção Honrosa – livro “Sabores e Saberes do Ceará”, USA. 2004;
- “XI concurso Latino Americano de Produtos Gráficos Theobaldo de Negris”. Prêmio 2° colocado, categoria livro de arte - “Sabores e Saberes do Ceará”. México. 2004;
- “Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini “- ABGT. Finalista na
categoria Livro de Arte - “Sabores e Saberes do Ceará, SP. 2004;
- “I Painel da Fotografia Cearense Contemporânea", CE. 2004;
- “I Salão Universitário de Fotografia do Ceará”. Prêmio 1° Lugar, CE. 1982.
Publicações:
- Fotolivro “49 Dias x 49 Mulheres” - Sol para Mulheres, CE. 2021;
- “Revista Carcara” com o ensaio “Pérolas aos Porcos”, SP. 2019;
- Catálogo “Festival Verbo Ver”, CE. 2018;
- Publicação do livro “Sabores e Saberes do Ceará”, CE 2003.